top of page

Uma passagem pelo passado em “Memória Argentina para o Mundo: O Centro Clandestino ESMA”

  • gestao659
  • 25 de jul. de 2025
  • 1 min de leitura

Atualizado: 4 de set. de 2025

Exposição relembra 47 anos da história do Museu Sítio de Memória ESMA, de Buenos Aires

Exposição Memória Argentina para o Mundo: O Centro Clandestino ESMA
Créditos: Reprodução/Levi Fanan

Até o dia 27 de julho, o Memorial de Resistência, Museu da Secretaria da Cultura, Economia e Indústrias Criativas do Estado de São Paulo, expõe o projeto gratuito “Memória Argentina para o Mundo: O Centro Clandestino ESMA”. Inicialmente, a mostra foi realizada pelo Museu Sítio de Memória ESMA - Ex-Centro Clandestino de Detenção, Tortura e Extermínio, em Buenos Aires, na Argentina. Devido ao sucesso em seu país de origem, a exposição chegou à São Paulo em setembro de 2024, contando a história do edifício entre os anos de 1976 e 2023, durante esse período de quase um ano em cartaz.


O acervo engloba depoimentos com histórias de resistência das vítimas do centro clandestino. A mostra é dividida em dois núcleos principais: “Patrimônio do Nunca Mais” e “Ser Mulheres na ESMA”. O primeiro apresenta um vídeo institucional sobre a ESMA e imagens que contam a história do centro. Em “Ser Mulheres na ESMA”, as violências sofridas por esse grupo são expostas em imagens e textos.


Museu Sítio de Memória ESMA


O Museu está localizado no edifício do antigo Casino de Oficiais da Escola de Mecânica Marinha, um núcleo do centro clandestino de detenção e tortura durante a ditadura argentina (1976-1983), em Buenos Aires. Em setembro de 2023, o Museu foi considerado pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) como Patrimônio Mundial. Esse reconhecimento repudia a repressão ilegal e valoriza os direitos humanos e a luta da sociedade pela participação política. 


Por Isabela Slussarek


 
 
 

Comentários


Receba nossas atualizações

Política de Privacidade

Declaração de acessibilidade

 

 

 

 

Economia e Cultura

Todos os direitos reservados.

bottom of page