top of page

Criação e sustentabilidade na gastronomia: Cozinha Paulista desenvolve técnicas da culinária paulista

  • gestao659
  • 9 de jul. de 2025
  • 2 min de leitura

Atualizado: 4 de set. de 2025

Jovens a partir de 16 anos iniciam o mês de julho com aprendizados sobre a gastronomia de São Paulo

Alunos do Cozinha Paulista em aulas práticas
Créditos: Acervo ISPAC

O projeto Cozinha Paulista foi iniciado no dia 7 de julho com duração prevista até 7 de novembro. Com foco no aprendizado de técnicas da culinária tradicional paulista e na geração de renda e emprego, o curso tem como público alvo jovens e adultos a partir de 16 anos. O palco para a execução do projeto é a cidade de Jaguariúna, em São Paulo.


Oferecido de forma gratuita, os alunos têm acesso à uma cozinha completa e equipada, materiais didáticos necessários e profissionais especialistas, com um alto reconhecimento no mundo gastronômico. Durante as 196 horas de curso, são ensinadas técnicas básicas, a história da culinária paulista, a criação de sobremesas e a apresentação de pratos.  É importante que os jovens compreendam o funcionamento do mercado de trabalho e adentrem esse mundo com maior facilidade.


O curso também oferece aprendizados sobre o aproveitamento sustentável dos alimentos. Partes dos alimentos, que muitas vezes são descartadas, como o caso de cascas, talos e folhas, passam a ser utilizadas no desenvolvimento de novas preparações. O projeto busca reduzir o desperdício e a produção de lixo orgânico, e contribui com os benefícios nutricionais e econômicos e com a sustentabilidade ambiental. 


O Cozinha Paulista oferece esse aprendizado desde 2022, e edições anteriores já passaram por cidades como Cubatão, Mogi das Cruzes, São Paulo, Pirassununga e Jaboticabal. Os alunos demonstram gratidão pela oportunidade de participarem desse projeto, como é o caso da Gabriela Aparecida Cham, que já participou em anos anteriores. Segundo ela, “é um curso muito bem conduzido e ministrado, que está me ajudando a ampliar minhas expectativas, principalmente no âmbito profissional”. 


Por Isabela Slussarek


 
 
 

Comentários


Receba nossas atualizações

Política de Privacidade

Declaração de acessibilidade

 

 

 

 

Economia e Cultura

Todos os direitos reservados.

bottom of page