Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU representados em “O Futuro que Queremos”
- gestao659
- 15 de ago. de 2025
- 2 min de leitura
Atualizado: 4 de set. de 2025
Exposição reúne obras que representam os 17 objetivos da Organização das Nações Unidas

A Estação Clínicas do Metrô de São Paulo é palco da exposição “O Futuro que Queremos” até o dia 24 de agosto. De forma gratuita, os visitantes podem apreciar o trabalho de 17 artistas brasileiros que retratam cada um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). A mostra busca democratizar o acesso à arte, através do acesso público e da inclusão, atingindo cerca de 4 milhões de pessoas.
O objetivo é causar uma reflexão sobre os impactos individuais e coletivos que interferem no desenvolvimento sustentável, e conscientizar a sociedade sobre a importância da responsabilidade social. Entre primeiro de julho e 3 de agosto, a mostra ficou disponível na Estação República do Metrô.
Os Objetivos nas obras
Entre as 17 obras de diferentes artistas, cada uma representa um objetivo da ODS. Alguns deles são:
Objetivo 1: Erradicação da Pobreza representada no registro do fotógrafo Diego Brandão.
Objetivo 2: Fome Zero e Agricultura Sustentável por Brunna Mancuso através do uso de aquarelas e da finalização digital.
Objetivo 3: Saúde e Bem-Estar apresentados na obra “O futuro é feminino”, que aborda as questões sociais no trabalho, pela artista Bruna Alcantara.
Objetivo 4: Educação de Qualidade por Mateu Velasco, na obra “Um passeio pelo mundo livre”.
Objetivo 5: Igualdade de Gênero no trabalho de Alexandre Lopes da Silva Soares.
A escolha dos artistas foi baseada na diversidade brasileira. Entre eles, diversas regiões do país são representadas e diferentes tipos de criação são explorados. As obras incluem pinturas digitais, colagens, bordados, fotografias, grafites, ilustrações, aquarelas e a mistura de várias técnicas em um trabalho só.
Por Isabela Slussarek



Comentários