top of page

Núcleo de Cultura Gastronomia dá início ao segundo ciclo de curso gratuito em Santa Izabel do Pará

  • gestao659
  • 10 de jul. de 2025
  • 2 min de leitura

Atualizado: 4 de set. de 2025

A iniciativa tem foco na valorização de receitas tradicionais brasileiras e na preparação de jovens para o mercado de trabalho.


Crédito: Acervo ISPAC
Crédito: Acervo ISPAC

O Núcleo de Cultura Gastronomia abriu as inscrições para o segundo ciclo do curso gratuito de gastronomia na cidade de Santa Izabel, município do Pará. A formação é voltada a jovens a partir de 16 anos. O objetivo do programa é preparar os participantes para atuarem no mundo da gastronomia, além de desenvolver iniciativas empreendedoras e valorizar práticas culturais e culinárias da região.


O prazo para inscrição foi até 17/07. As aulas serão realizadas na EMEF Silvio Nascimento (Silvinho), com início previsto para o dia 29 de julho


Combinando teoria e prática, as aulas tratarão de segurança alimentar, preparo de pratos típicos e regionais, aproveitamento integral dos alimentos e noções de gestão para pequenos negócios na área da alimentação. Os alunos terão a oportunidade de aprender sobre a importância e os benefícios da proteína – em especial de frango e suína – na alimentação, além de discutir os mitos e verdades relacionados à avicultura e suinocultura.


Os uniformes e materiais utilizados são fornecidos gratuitamente pelo programa, que conta com aulas ministradas por instrutores experientes. Ao final do curso, os alunos recebem certificado de conclusão, além de acesso a uma rede de acompanhamento e orientação, voltada à inserção profissional e ao estímulo ao empreendedorismo.


O curso conta com vagas limitadas neste ciclo. A primeira edição do curso foi um sucesso e contou com 164 inscrições, demonstrando o interesse da comunidade local e consolidando a proposta da iniciativa. E vai muito além da formação: os participantes realizam atividades em grupo, compartilham conhecimento e cultura, contribuem para a comunidade e conectam saberes tradicionais com novas possibilidades de atuação profissional. 


Por Isabela Almeida



 
 
 

Comentários


Receba nossas atualizações

Política de Privacidade

Declaração de acessibilidade

 

 

 

 

Economia e Cultura

Todos os direitos reservados.

bottom of page