Museu da Imigração: história contada por quem viveu
- gestao659
- 15 de ago. de 2025
- 2 min de leitura
Atualizado: 4 de set. de 2025
Com entrada gratuita aos sábados, o museu preserva memórias, experiências e identidades dos primeiros imigrantes que desembarcaram em São Paulo.

Localizado no complexo da antiga Hospedaria de Imigrantes do Brás, em São Paulo, o Museu da Imigração resguarda a memória e a herança cultural dos primeiros imigrantes que desembarcaram no estado, construindo, ao longo dos anos, um relacionamento com as diversas comunidades migrantes e descendentes da capital e do interior paulista.
É por meio dessas memórias que se encontra a chance de compreender e refletir sobre o processo migratório — assunto em evidência nas discussões sociais e políticas atuais. O museu propõe um contato com as lembranças dos grupos que vieram de terras distantes, suas condições de viagem, adaptação aos novos trabalhos e contribuição para o que hoje chamamos de identidade paulista.
Além da preservação da memória local, a instituição passou a abordar discussões sobre os processos migratórios atuais, como a questão do refúgio e dos deslocamentos causados por eventos climáticos extremos.
O local também é palco de diferentes eventos e festivais — como o VIVA! Japão, festival que celebra os 130 anos de amizade Brasil-Japão; o festival de inverno, que comemorou o 32ª aniversário da instituição; e oficinas no período de férias escolares.
O passeio é uma boa pedida para reunir toda a família e conhecer mais sobre a história do Brasil — e, quem sabe, até descobrir um pouco mais sobre os próprios antepassados, algo possível também através do acervo digital disponibilizado no site do museu.
A entrada é gratuita aos sábados; nos demais dias da semana, é necessário adquirir ingresso. Mais informações no site oficial do museu.
Por Isabela Almeida



Comentários