top of page

Inauguração de bar “secreto” agita o centro e contribui com o projeto de revitalização: Formosa Hi-Fi

  • gestao659
  • 31 de jul. de 2025
  • 2 min de leitura

Entre a música e a gastronomia, novo bar é inaugurado no Centro Histórico de São Paulo e ganha a atenção do público

Formosa Hi-Fi
Créditos: Reprodução/Instagram/Formosa Hi-Fi

Um dos principais edifícios do Centro Histórico de São Paulo, o Viaduto do Chá, ganhou no último mês uma nova atração, o bar Formosa Hi-Fi. Com uma nova proposta de ser o primeiro bar de audição de alta definição do Brasil, a Galeria Formosa reabriu como um bar “a cara de São Paulo”. Facundo Guerra, Alê Youssef e Ale Natacci são os três empresários por trás da criação do projeto. 


A trilha sonora é obtida principalmente através dos discos. Um espaço central é ocupado por uma bancada para os DJ’s responsáveis pela animação da noite. Quem for tocar pode escolher entre levar seus próprios álbuns ou utilizar o acervo do bar, que conta com cerca de 6 mil vinis. Os exemplares são diversos em estilos musicais e integram produções nacionais e internacionais.


“Estamos dando para o vinil um tratamento de casa de shows, onde o disco é o grande artista”, alega Facundo em entrevista à Veja São Paulo.

Uma gastronomia de dar água na boca


A culinária do Formosa Hi-Fi resgata um projeto idealizado pelo modernista Mário de Andrade, durante sua gestão no Departamento de Cultura de São Paulo: criar um restaurante focado na culinária brasileira. O cardápio foi pensado para unir elementos tradicionais e contemporâneos.


No bar, os drinks criados por Michelly Rossi, eleita em 2019 como a melhor bartender da cidade, apresentam ingredientes tradicionais da cultura brasileira. O menu também mistura ingredientes tradicionais do Brasil com elementos de diferentes países. Pratos como cumbuca de boeuf bourguignon com pirão de leite e o pastel de angu recheado de queijo brie são conhecidos pela sua originalidade e por fazerem sucesso entre os clientes.


A revitalização do Centro Histórico


Instituído em 2021, o projeto Requalifica Centro estabelece medidas que promovam a revitalização do espaço central de São Paulo. O objetivo é reduzir o número de espaços abandonados, reabilitar patrimônios históricos e estimular a sustentabilidade urbana do município. 


A Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento e a a Casa Civil coordenam o movimento #TodosPeloCentro, responsável por promover as ações de revitalização. A ação “retrofit” incentiva a reforma de edifícios antigos, adaptando-os aos requisitos de segurança. Os alvos são prédios construídos até 23 de setembro de 1992 ou licenciados com base na legislação vigente até esta data. Esses espaços podem ser transformados em locais habitacionais ou até mesmo voltados para outras motivações, como o entretenimento. 


O Formosa Hi-Fi ocupa um espaço que antigamente estava ocioso na região do Centro. A reabertura transforma a Galeria Formosa em um projeto de valorização do patrimônio nacional e das vanguardas culturais paulistas. O projeto reafirma o papel do centro da cidade como espaço de manifestações artísticas, encontros, experiências únicas e cultura.


O bar está localizado no endereço: Viaduto do Chá - Centro Histórico de São Paulo, São Paulo. O horário de funcionamento é de terça a quarta-feira (19h à 00h), quinta-feira (19h-01h), sexta-feira e sábado (19h-02h). Para mais informações, acesse o Instagram: https://www.instagram.com/formosahifi/


Por Isabela Slussarek



 
 
 

Comentários


Receba nossas atualizações

Política de Privacidade

Declaração de acessibilidade

 

 

 

 

Economia e Cultura

Todos os direitos reservados.

bottom of page