top of page

Festival das Cerejeiras celebra a cultura japonesa em sua 45ª edição

  • gestao659
  • 1 de ago. de 2025
  • 2 min de leitura

Atualizado: 4 de set. de 2025

O evento acontecerá entre 25/07 e 03/08, tem entrada gratuita e reúne diversas atividades.


Crédito: Daniel Reis/ Acervo SVMA
Crédito: Daniel Reis/ Acervo SVMA

O tradicional Festival das Cerejeiras do Parque do Carmo retorna em mais um ano para sua 45ª edição, durante os dias 25, 26 e 27 de julho e 01, 02 e 03 de agosto, em São Paulo, na zona leste da capital. O evento gratuito celebra a delicada floração das sakuras — símbolo da cultura japonesa — e garante um passeio encantador unindo natureza, arte e gastronomia.


A sakura, nome japonês da cerejeira, floresce por poucos dias, sempre no mês de agosto, e é símbolo de delicadeza e renovação, influenciando a arte, moda, gastronomia e arquitetura. A principal atração é o Bosque das Cerejeiras, onde mais de 4 mil árvores florescem em tons de rosa, oferecendo um espetáculo visual raro e encantador.


A festa é inspirada no famoso festival japonês “Hanami Matsuri que significa “contemplar as flores”, em que a principal atividade é com certeza, o tradicional piquenique sob as árvores repletas de flores da cerejeira. Mas o evento não se resume à beleza das cerejeiras — é uma experiência imersiva na cultura japonesa, reunindo apresentações artísticas, oficinas e uma variada oferta de comidas típicas que vão de yakisoba a doces tradicionais.


Realizado desde 1981, o festival é um dos eventos mais aguardados do inverno paulistano e atrai milhares de visitantes. O passeio é ideal para todas as idades e reforça como iniciativas culturais contribuem para aproximar a população e valorizar diferentes regiões da cidade.


O festival acontece em dois finais de semanas consecutivos, com programação às sextas-feiras, das 12h às 17h, e aos sábados e domingos, das 9h às 17h. Mais informações no link.


Por Isabela Almeida

 
 
 

Comentários


Receba nossas atualizações

Política de Privacidade

Declaração de acessibilidade

 

 

 

 

Economia e Cultura

Todos os direitos reservados.

bottom of page