top of page

Exposição “Correntezas” engloba a Women Artists Art Week 2025: A celebração da representatividade feminina

  • gestao659
  • 15 de jul. de 2025
  • 1 min de leitura

Atualizado: 4 de set. de 2025

Mostra coletiva reúne obras de diferentes artistas mulheres, promovendo maior visibilidade

Obra de arte exposta em Correntezas
Créditos: Reprodução/Laiza Ferreira

Criada em 2022, em Londres, a Women Artists Art Week (WAAW) - Semana de Artes das Mulheres Artistas em português - é uma iniciativa de alcance internacional que busca maior equidade na visibilidade artística entre os gêneros. O objetivo é que galerias de arte e instituições culturais ao redor do mundo sejam palco de exposições dos trabalhos realizados apenas por mulheres durante uma semana. Em 2025, cerca de 100 participantes e 16 países participam do projeto, incluindo o Brasil.


Entre os dias 8 e 15 de junho, inicia-se o evento na Janaina Torres Galeria, em São Paulo, com a exposição coletiva “Correntezas” como representação nacional. Com entrada gratuita, a mostra ficará disponível até o dia 19 de julho e conta com a participação de nove mulheres que abordam diferentes tipos de representações artísticas. Nomes como Luciana Magno, Laíza Ferreira, Helena Martins-Costa e Sandra Mazzini são algumas das participantes do projeto.


A WAAW busca um maior envolvimento do mercado artístico com as representações femininas, valorizar o papel das mulheres nesta área de trabalho, combater a desigualdade de gênero, gerar mudanças sociais e aprimorar o empoderamento econômico. Para Janaína Torres, sócia-fundadora da galeria brasileira, “apresentar um recorte exclusivamente feminino e fazer parte da rede WAAW demonstra que estamos alinhadas em impulsionar a produção artística e a presença feminina no mercado das artes visuais”, alegou em entrevista à Revista Philos.


Por Isabela Slussarek


 
 
 

Comentários


Receba nossas atualizações

Política de Privacidade

Declaração de acessibilidade

 

 

 

 

Economia e Cultura

Todos os direitos reservados.

bottom of page