top of page

Cozinha de Talentos insere jovens no mercado de trabalho

  • gestao659
  • 10 de jul. de 2025
  • 2 min de leitura

Atualizado: 4 de set. de 2025

Aulas de gastronomia gratuitas para alunos a partir de 16 anos começaram em julho, em Sorriso

Alunas do Cozinha de Talentos nas aulas práticas
Créditos: Acervo ISPAC

No dia 21 de julho, o Núcleo de Cultura Cozinha de Talentos iniciou as aulas do curso gratuito de gastronomia, na cidade de Sorriso, no Mato Grosso. O projeto busca formar pessoas, a partir de 16 anos, para atuarem no setor da culinária. Os alunos podem seguir o caminho de trabalhar em restaurantes ou de construírem seu próprio projeto. Todos os gastos com inscrição, materiais e utensílios são arcados pelo curso.


Durante as aulas, os alunos são estimulados a desenvolver a criatividade, organização e autonomia na cozinha, a partir da criação de pratos autorais e das vivências práticas e teóricas ministradas no curso. Em 2024, ocorreu o primeiro ciclo do projeto na cidade, que contou com 187 inscritos. O grande interesse do público para participar demonstra a vontade da população de Sorriso de adquirir cada vez mais conhecimento sobre esse mundo. O Cozinha de Talentos também já foi um sucesso na cidade de Mogi das Cruzes, no estado de São Paulo.


A culinária brasileira é rica em influências culturais e em diversidade, o que abre inúmeras possibilidades de estudo e conhecimento sobre a área. A gastronomia do país não é apenas uma necessidade, mas também uma expressão cultural que reflete a história do território e de gerações familiares. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) reconheceu a culinária brasileira como Patrimônio Cultural Imaterial do país. Esse registro garante a preservação da identidade cultural e das tradições brasileiras, e reconhece a gastronomia como parte da diversidade regional.


Alguns dos alimentos e práticas culinárias apontadas pelo Iphan como patrimônio foram o acarajé da Bahia, a tradição doceira de Pelotas (RS), o modo artesanal do preparo do queijo minas, a cajuína do Piauí, a moqueca capixaba (ES) e o bolo de rolo. Essas produções são apenas uma parcela do vasto repertório cultural que existe no Brasil. 


Por Isabela Slussarek




 
 
 

Comentários


Receba nossas atualizações

Política de Privacidade

Declaração de acessibilidade

 

 

 

 

Economia e Cultura

Todos os direitos reservados.

bottom of page