top of page

Cine na Praça: O cinema como ferramenta de construção social

  • gestao659
  • 10 de jul. de 2025
  • 2 min de leitura

Atualizado: 4 de set. de 2025

Iniciativa levará sessões gratuitas para Mogi das Cruzes e impactará no desenvolvimento cultural e social da comunidade


Crianças assistindo filme no Cine na Praça
Créditos: Acervo ISPAC

Entre os meses de agosto e setembro, o projeto Cine na Praça chega à cidade de Mogi das Cruzes, em São Paulo. Todas as sextas e sábados serão exibidos diferentes filmes nas regiões da cidade. A iniciativa também incentiva a participação da população em oficinas sobre audiovisual, com foco na introdução a técnicas de produção de vídeo, som e linguagem cinematográfica. A oficina possibilita uma maior inserção dos jovens nesse mercado e contribui com o avanço e a valorização do cinema brasileiro.


O coordenador de produção do projeto, Thiago Catelani, disse que “o ‘Cine na Praça' é um projeto que visa democratizar o acesso ao cinema, sendo totalmente gratuito. Com programação diversificada, é voltado à população em geral.” O cinema desempenha um papel importante na formação social, sendo um meio de comunicação e de reflexão para a sociedade. Essa área contribui com a construção de identidade e do pensamento crítico sobre os problemas enfrentados pela sociedade e, como consequência, forma um mundo mais engajado em pautas relevantes para o desenvolvimento social.


A democratização do cinema garante o acesso à cultura e à expressão artística entre a sociedade. Através dessa iniciativa, mais pessoas podem refletir e debater sobre diversos aspectos, enriquecer seu repertório cultural, que muitas vezes não recebe devida atenção, e se conscientizar sobre seus deveres e direitos como cidadãos. A infraestrutura e acessibilidade, o preço dos ingressos e a falta de representatividade social nos filmes são fatores que impactam no consumo da cultura pela sociedade. As expressões culturais são essenciais para a formação da identidade, dos relacionamentos e do desenvolvimento humano.  


Na cidade de Mogi, existe apenas um cinema para toda a população, com sete salas de exibição. O projeto busca levar essas sessões para bairros que não possuem acesso à esse cinema, seja pela dificuldade de locomoção ou por outros fatores que dificultam esse consumo de entretenimento.


Por Isabela Slussarek


 
 
 

Comentários


Receba nossas atualizações

Política de Privacidade

Declaração de acessibilidade

 

 

 

 

Economia e Cultura

Todos os direitos reservados.

bottom of page