top of page

Mundo da programação em Araraquara: Mentes Brilhantes

  • gestao659
  • 10 de jul. de 2025
  • 2 min de leitura

Atualizado: 4 de set. de 2025

Curso gratuito voltado para programação e coding teve início no mês de março


Alunos nas aulas de programação do Mentes Brilhantes
Créditos: Acervo ISPAC

No início de março, o projeto Mentes Brilhantes deu início ao curso voltado para programação e coding, na cidade de Araraquara, voltado para pessoas a partir de 16 anos. O objetivo é formar novos profissionais que desenvolvam soluções digitais para o setor cultural por meio da linguagem de programação, operações de entrada e saída e a integração de aplicativos nas plataformas digitais.


No setor cultural, a programação e o coding desenvolvem papéis cada vez mais cruciais. A preservação de documentos, de obras de arte e de elementos do patrimônio cultural são realizados através da linguagem de programação, o que também facilita o acesso da população à esses conteúdos. Novas plataformas digitais passam a ser criadas, que permitem o surgimento de guias em museus virtuais, concertos online e peças teatrais digitais. 


A inovação tecnológica possibilita a criação de novos mercados e oportunidades de negócios, como a produção de conteúdo digital, experiências imersivas e a comercialização dos produtos culturais. A tecnologia é uma ferramenta que possibilita uma maior inserção da população no meio cultural. 


O incentivo à qualificação dos jovens no mundo da programação permite que a criação de atividades e de produções culturais na tecnologia aumente e, como consequência, que a democratização também cresça. Os avanços tecnológicos permitem que as informações e produções culturais alcancem  um maior público, quando comparado ao número de pessoas que consomem cultura presencialmente. 


O Datafolha divulgou que, em 2024, cerca de 61% dos brasileiros consomem cultura presencialmente todo mês. Apesar de ser uma porcentagem relativamente grande, quando comparado ao número de consumo online é notável que existe uma grande diferença. Nessa mesma pesquisa, o número de consumo através das tecnologias foi de 88%. Essa taxa pode crescer ainda mais conforme o incentivo da formação juvenil no mundo da programação.


Por Isabela Slussarek


 
 
 

Comentários


Receba nossas atualizações

Política de Privacidade

Declaração de acessibilidade

 

 

 

 

Economia e Cultura

Todos os direitos reservados.

bottom of page